Blog oficial do Rádio Clube Português.

Autores

Participar

Participe neste blog

Contacto

E-mail

Terça-feira, 8 de Maio de 2007

E pensar que é também aqui que vou aprender o ofício do Jornalismo...

Entrar numa rádio pela primeira vez. Reconhecer as caras por detrás das vozes. Daquele corredor interminável, olhar através dos vidros que nos separam dos estúdios e ver os gestos daqueles a quem os ouvintes apenas podem escutar. Sentir a emoção de que tudo se passa em directo. E pensar que é também aqui que vou aprender o ofício do Jornalismo. No início, dediquei à rádio a aparente atenção desinteressada que o ouvinte mais desatento dedica. Primeiro em casa, depois no carro. Da normal regularidade para a dependência. O gosto pela escrita esteve sempre lá. Faltava o gosto pela voz. Foi apenas quando entrei nestes estúdios, quando coloquei os auscultadores e disse as primeiras palavras que compreendi o poder da voz. E o poder da rádio. No ano em que o Rádio Clube comemora os seus 75 anos e surge rejuvenescido para outros tantos, sinto-me honrada por aprender este ofício com aqueles que já tanto deram a este meio e a esta casa, mas também com aqueles que, tal como eu, esperam um dia encontrar um espaço para soltar a voz. Como recém-licenciada em Ciências da Comunicação, a oportunidade de poder estagiar no Rádio Clube é extremamente compensatória, sobretudo numa altura em que se está a construir um projecto para o futuro. Em que é necessário trabalhar e assumir uma posição de liderança e de rigor. Mas, no fim, é de pessoas que se faz esta rádio. Sobretudo daquelas com quem aprendi alguma coisa todos os dias. Porque me deram um conselho, porque me motivaram a fazer melhor e porque me fizeram sorrir. Quando terminar o estágio, talvez seja essa a maior recordação que daqui vou levar.

 

Joana Pereira

Publicado por radioclube às 17:58
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
1 comentário:
De Pedro (Vaz) Marques a 8 de Maio de 2007 às 21:11
Joana,

Que bom ler estas tuas palavras. Tal como tu também sou um novato nestas coisas da rádio. Tenho tudo para aprender e mais ainda para perguntar mas com alguns tropeções e pernas trocadas lá vou avançando e seguindo o trilho rumo ao Jornalismo.

Concordo contigo que é uma honra estar aqui no Rádio Clube, sentir a pulsação de uma histórica estação com novo rosto e crescer par a par com todos, jornalistas, produtores, sonoplastas, técnicos, com o sorriso sempre disponível da Dona Fátima da portaria, enfim, como toda esta gente que torna possível o 104.3.

Até amanhã ;-)

Pedro (Vaz) Marques

Comentar post

Pesquisar este blog

 

Posts recentes

Hoje no Janela Aberta

Hoje no Janela Aberta

Hoje no Janela Aberta

Hoje no Janela Aberta

Hoje no Janela Aberta

Hoje no Janela Aberta

Hoje no Janela Aberta

Hoje no Janela Aberta

Hoje no Janela Aberta

Hoje no Janela Aberta

Arquivos

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Subscrever

RSS