Blog oficial do Rádio Clube Português.

Autores

Participar

Participe neste blog

Contacto

E-mail

Quarta-feira, 25 de Abril de 2007

Compromisso com o futuro

Aqui mesmo, há exactamente 33 anos, um jovem jornalista leu o primeiro comunicado do Movimento das Forças Armadas.

Nesse comunicado anunciava-se uma revolução em curso... através da voz de Joaquim Furtado os portugueses perceberam então que o Estado Novo e os seus protagonistas estavam prestes a ser ultrapassados pelos fortíssimos ventos da história.

Passaram 33 anos, é certo. Muitas coisas aconteceram desde esse dia. Gerações nasceram, gerações morreram, mas a palavra Democracia passou a ser soletrada sem medo. Mesmo para quem tem o vício de ver tudo com um olhar fatalista, mesmo para os saudosistas por natureza, mesmo para os que diabolizam os políticos e as suas falsas promessas, mesmo para todos esses a Democracia passou a ser uma palavra vivida.

Hoje, no sítio em que agora estou, leio um comunicado escrito pela direcção do Rádio Clube Português. Trinta e três anos depois, é tempo de sabermos olhar o futuro e abraçar as causas de um país que pouco tem a ver com o passado. Nunca Portugal contou com tantas elites, com tantos jovens que, nas mais variadas áreas, contribuem todos os dias para o futuro do que somos. Quantos portugueses trabalham hoje nas melhores universidades do mundo, nos melhores laboratórios, em grandes empresas europeias, nos maiores clubes, quantos portugueses são respeitados pelos livros que escrevem, pelos filmes que realizam, pelas peças que encenam e pelos quadros que pintam?

É tempo pois de agradecer aos que fizeram o 25 de Abril de 1974, tempo de lhes agradecer por essa extraordinária prova de coragem. Mas, sobretudo, é tempo de olhar o futuro e abraçar, com toda a força que nos for possível, a grande aventura de tantos jovens portugueses.

Passaram 33 anos. E o Rádio Clube, que foi porta-voz da revolução de 1974, não vai pactuar com complexos ou saudosismos revolucionários. Nem vai pactuar com a falta de memória.

Sabemos que o nosso compromisso é consigo e com o país novo que queremos ajudar a construir. Um país que será erguido por gerações que ainda não tinham nascido ou eram apenas crianças em 1974.

É isso que celebramos aqui neste dia tão especial. A partir de agora, e durante as próximas 24 horas, por aqui passarão dezenas e dezenas dos protagonistas do futuro. Os protagonistas de um novo Portugal que é também o Portugal corporizado pelo Rádio Clube Português.

 

A Direcção do Rádio Clube

Publicado por radioclube às 00:13
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Pesquisar este blog

 

Posts recentes

Hoje no Janela Aberta

Hoje no Janela Aberta

Hoje no Janela Aberta

Hoje no Janela Aberta

Hoje no Janela Aberta

Hoje no Janela Aberta

Hoje no Janela Aberta

Hoje no Janela Aberta

Hoje no Janela Aberta

Hoje no Janela Aberta

Arquivos

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Subscrever

RSS